Todos os anos, neste país, centenas ou até milhares de concursos são realizados. São inúmeras empresas e órgãos públicos federais, municipais e estaduais que abrem as suas portas ao ingresso de novos servidores. Desde o momento em que os jornais e emissoras de TV e rádio noticiam a abertura de um concurso público, acorrem para a sede das citadas empresas verdadeiras avalanches de candidatos, todos sequiosos da conquista de um lugar ao sol.
Parece ser este no Brasil o grande sonho de todas as gerações, contemporâneas e passadas: ingressar no serviço público. Há a idéia fixa de que o servidor aufere vantagens, trabalha menos do que no setor privado e tem emprego estável.
São milhares os que querem a todo custo ingressar no setor público, mesmo que para assumir cargos de baixo nível. Afinal, pensam eles, depois de lá estar, as vantagens aparecerão.
Mas até que ponto são verdadeiros os benefícios que se tem ao ingressar no serviço público? É fato que se "trabalha pouco"? Os salários são compensadores? Existe a tão propalada estabilidade no emprego? Certamente muitos servidores não concordarão com essas proposições, tão largamente disseminadas. Sabem eles que muitas empresas públicas desenvolvem atividades tão ou mais extenuantes e difíceis que as de empresas privadas.
Há também o mito dos super-salários. De modo geral, acredita-se que todo funcionário ganhe bons e altos salários. Na verdade, o que se vê é que empresas particulares pagam melhores salários a seus executivos, em comparação a cargos similares no setor público.
Talvez o único item que se justifique seja o da estabilidade no emprego, uma vez que dificilmente haverá demissão em massa sem justificativas fortes por parte do governo. Mesmo quando um determinado órgão é extinto, os servidores são alocados em outras instituições, sem prejuízo para os salários.
O emprego público é, sem dúvida, o sonho de muitos jovens e adultos, e por esse motivo os concursos públicos são os mais procurados e a concorrência tão grande. Sabe-se de fatos curiosos e até lamentáveis em matéria de concurso público. A exemplo: inscreveram-se, para preenchimento de dez vagas para auxiliar de serviços gerais numa prefeitura do interior, 45 médicos, 27 engenheiros, 130 professores, 20 economistas, 64 advogados, 130 professores, 20 economistas, 64 advogados e mais outros 150 profissionais liberais de diversas áreas, de um total de 2.137 candidatos. O salário na época equivalia a dois salários mínimos!
Um só caminho
O concurso público é institucional, por essa razão existe de acordo com a lei. O Estado deve facultar a todos os cidadãos a oportunidade de ingresso no serviço público, que seja ele federal, estadual ou municipal. Se você realmente deseja ingressar num órgão público, só há um caminho: o concurso.
Todos têm chance
Não pense que em todo concurso em que se inscreverem milhares de candidatos suas chances de aprovação serão remotas. O sucesso dependerá unicamente de seus conhecimentos e do esforço que você fizer para estar à altura da competição. Saiba que todos possuem a mesma chance, mas poucos a aproveitarão satisfatoriamente.
Não deixe de ler amanhã: Conselhos Importantes para quem quer prestar um concurso público
Nenhum comentário:
Postar um comentário